A NN Running Team foi fundada na Holanda em 6 de Abril de 2017 pelo ex-atleta holandês Jos Hermens e a sua empresa Global Sports Communication.
Fazem parte da equipa 20 atletas de elite. Entre eles, o queniano Eliud Kipchoge, o etíope Kenenisa Bekele e o ugandês Joshua Cheptegei, todos eles donos de recordes mundiais e de inúmeras vitórias nas principais provas internacionais.
O Grupo NN é o principal patrocinador da equipa, com a Nike a ser o outro parceiro importante.
A Global Sports Communication, maior agência internacional do atletismo mundial, representa cerca de 200 corredores e tem a sua sede em Nijmegen.
“O objetivo é profissionalizar a modalidade, tanto em termos de rendimento como de comprometimento. A equipa tem conseguido aprimorar-se em termos de treino, saúde e nutrição, mas também visa dar acesso às histórias dos atletas e às suas incríveis conquistas. Com isso, procuramos inspirar e motivar as pessoas em redor do mundo a atingirem os seus objetivos e correrem”, diz a diretora de marketing da Global Sports, Marleen Vink-Rennings.
O Grupo NN não revela o montante económico deste projeto desportivo, mas garante que o retorno que recebe com este patrocínio através da criação da equipa é enorme devido à projeção internacional dos seus atletas, presentes nos grandes eventos do calendário internacional.
Os atletas desta super equipa treinam nos diferentes centros de treino que possuem no Quénia, Etiópia e Uganda. O maior deles fica em Kaptagat (Quénia), que também é o local onde treina Eliud Kipchoge.
Focada em longas distâncias, a NN patrocina vários eventos desportivos na Europa e no Japão. Maratonas, mas também corridas na praia, corridas noturnas de 15 km e algumas de 10 km, muitas delas com dezenas de milhares de participantes.
Desde a formação da equipa, os atletas já alcançaram onze vitórias nas chamadas ‘Maratonas Majors’ (Nova York, Londres, Berlim, Chicago, Tóquio e Boston), estabeleceram sete recordes mundiais, conquistaram vários títulos mundiais em estrada, pista e corta-mato e já venceram, em todo o mundo, mais de 175 provas de estrada.