Ramona, uma pequena cidade de apenas 600 habitantes no nordeste de Oklahoma, nos Estados Unidos, é definitivamente um bom lugar para lançar o disco. Para além do recorde mundial batido ontem pelo lituano Mykolas Alekna, um ano após a performance da cubana Yaime Pérez, que se tornou a primeira discóbola a ultrapassar a marca dos 73 metros (73,09) desde 1989 no Oklahoma Throws Series, a norte-americana Valarie Allman também se destacou na mesma competição na noite de sábado com um lançamento de 73,52 m.
Na sua terceira tentativa, Valarie Allman não apenas estabeleceu um novo recorde pessoal e nacional, como também alcançou o oitavo melhor desempenho de sempre, tornando-se a quinta melhor atleta de sempre. Apenas quatro atletas lançaram mais longe do que ela: as alemãs orientais Gabrielle Reinsch, recordista mundial com 76,80 m, Ilke Wyludda e Diana Gansky, além da checoslovaca Zdenka Silhava, que alcançaram os seus feitos no final da década de 1980.
Bicampeã olímpica, em Tóquio e depois em Paris, Valarie Allman reforça sua posição de grande favorita ao título mundial do disco no Campeonato Mundial em Tóquio. Um título que ela ainda não conseguiu conquistar, tendo-se ficado pela prata em Budapeste em 2023 e pelo bronze em Eugene em 2022.