O norte-americano CJ Albertson venceu duas maratonas no espaço de uma semana. A primeira no dia 3, a Maratona Internacional da Califórnia. Uma semana depois, a Maratona de Baja California, no México. Há 42 anos que um norte-americano não vencia esta prova.
Albertson, de 30 anos, venceu as duas maratonas com marcas abaixo das 2h12m. Na Califórnia, em 2h11m12s, o que lhe valeu uma vaga nas seletivas da maratona olímpica do seu país em fevereiro. No México, gastou 2h11m08s, batendo o recorde do percurso por um minuto.
As duas maratonas consecutivas de Albertson não são uma grande surpresa para quem conhece o seu curriculum desportivo. Ele é desde 2022, o detentor do recorde mundial dos 50 km estrada com 2h38m43s.
Albertson é um dos 18 atletas norte-americanos que detêm um tempo abaixo do mínimo olímpico B de 2h11m30s. Os três primeiros classificados nas seletivas da Maratona Olímpica dos Estados Unidos serão selecionados para a equipa olímpica em Paris 2024.
CJ Albertson correu estas duas maratonas em fins de semana consecutivos porque o percurso da primeira não era reconhecido pela World Athletics, o que significa que o tempo aí obtido não é válido como qualificação para os Trials norte-americanos da maratona. Como tal, ele resolveu correr a segunda maratona para poder participar.