O norte-americano Andrew Oberle correu agora a Maratona Rock ‘n’ Roll de San Antonio, a sua segunda depois da primeira em 2011. Foi uma maratona especial completada em 5h57m55s, com a ajuda de próteses.
Há nove anos atrás, enquanto trabalhava como voluntário com animais na África do Sul, Oberle foi violentamente atacado por chimpanzés e foi deixado em estado crítico, lutando pela sua vida.
O ataque destruiu partes do seu nariz, orelhas, mãos e pés, obrigando-o a ficar em coma induzido durante duas semanas e a suportar 26 cirurgias. Foi-lhe dito então que nunca mais poderia correr.
Oberle tem agora uma coleção de próteses de fibra de carbono nas mãos e nas pernas para ajudá-lo durante o exercício físico.
Durante o seu processo de reabilitação, Oberle foi inspirado pelos paraolímpicos nos Jogos Paralímpicos de Londres. Oberle disse que estava deitado após o acidente, sentindo pena de si mesmo, mas ao ver os paraolímpicos fazerem coisas incríveis com lesões muito piores, sentiu-se motivado a voltar ao seu estilo de vida ativo.
Ele começou a correr novamente três anos após a sua última cirurgia em 2015, numa prova de 5 km onde foi terceiro no seu escalão de 25-29 anos com 31m50s.