A Agência Antidoping dos Estados Unidos, USADA anunciou que o atleta James Carter Jr. aceitou a suspensão de um mês por violação de regra antidoping.
Carter, de 24 anos, testou positivo para Carboxi-THC, um metabólito urinário do tetrahidrocanabinol (THC), o principal constituinte psicoativo da cannabis e haxixe, em teste feito no Campeonato Nacional de Pista Coberta, em 22 de fevereiro último.
O THC está classificado numa categoria especial que permite uma sanção reduzida de três meses se o atleta comprovar que o uso da substância ocorreu fora da competição e não teve relação com o desempenho desportivo. A sanção pode ser ainda mais reduzida para um mês se o atleta concluir satisfatoriamente um programa de tratamento aprovado pela USADA.
O período de inelegibilidade de um mês de Carter é o mínimo permitido pelas regras e teve início em 12 de março, data em que foi suspenso provisoriamente. Além disso, Carter foi desclassificado de todos os resultados obtidos em 22 de fevereiro, data em que a sua amostra positiva foi coletada, incluindo a perda de quaisquer medalhas, pontos e prémios.