A norueguesa Karoline Grovdal correu no passado 1 de Maio numa prova de 5 km, tendo vencido em 14m39s, melhor registo mundial, superando em dois segundos a britânica Beth Potter no recente Podium 5km na Inglaterra. No entanto e tal como aconteceu com a britânica, o recorde mundial há dúvidas se o tempo será ratificado.
Grøvdal obteve agora os 14m41s numa prova em Maarud Gård, na Noruega. Conseguiu uma marca mais rápida do que o recorde mundial oficial na posse de Beatrice Chepkoech com 14m43s. No entanto, a Federação Norueguesa de Atletismo sugeriu nas redes sociais que existem pontos de interrogação sobre se o tempo será ratificado.
Eles disseram: “É feito todo o esforço para garantir que o tempo seja aprovado, mas seja qual for o resultado, Karoline, é o melhor do mundo e um modelo pelo qual temos muito a agradecer”.
Muito tem sido dito sobre os ‘super sapatos’ que têm feito cair recordes atrás de recordes. Beth Potter correu com sapatos Asics enquanto Grovdal fê-lo agora com uns Adidas.
Grovdal, de 30 anos, é especialista nos 3.000 m obstáculos. Ela competiu nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016 e até hoje, a sua melhor marca nos 5000 m na pista é de 14.51,66 e de 15m04s na estrada.