A principal empresa de corridas na República Checa, RunCzech, acaba de anunciar uma prova diferente, uma maratona por equipas semelhante à Fórmula 1 que será disputada em Praga no dia 30 de Maio.
Neste novo formato único, as equipas competidoras serão compostas por oito corredores – quatro mulheres e quatro homens – com dois dos corredores a correrem como reserva caso um dos seis participantes não consiga completar a prova, explicaram os organizadores.
“As equipas serão compostas por corredores da África, Europa e outros lugares e um corredor de cada equipa será da República Checa. Os corredores receberão pontos com base no sistema de pontuação do World Athletics.
“A ideia é montar quatro equipas, cada uma formada por oito maratonistas escolhidos entre os melhores do mundo, sendo cada equipa apoiada por um patrocinador diferente. Os corredores seriam reunidos e selecionados em equipas com base nos seus melhores resultados pessoais nos últimos 48 meses”.
Segundo a Organização, a parte emocionante da prova denominada “Batalha das Equipas”, tem a ver com o facto de que a competição não termina quando o primeiro corredor corta a meta. “Só acaba quando o último corredor cruza a linha de chegada. O modelo é semelhante à Fórmula 1 Racing, onde cada companheiro de equipa ganha pontos com base no seu desempenho ”, explicou o comunicado da Organização.
A prova será em 30 de Maio começará na Ponte Carlos, num percurso de 13 voltas no coração de Praga, terminando na Praça da Cidade Velha.
“Este é um projeto de três anos e esperamos que as pessoas o conheçam, o absorvam e o adotem. O atletismo é erroneamente visto como uma modalidade individual, mas o resultado de cada vitória é o resultado do esforço da equipa. ”
O conceito de “Batalha das Equipas” levou dois meses para ser desenvolvido. Terá um draft ao estilo da NBA, ao vivo pela televisão, onde os quatro capitães das seleções escolherão oito bolas, representando os atletas, para deixar as equipas o mais equilibradas possível.
Trata-se de mais uma inovação mas neste caso concreto, duvidamos que a Organização consiga reunir os melhores atletas maratonistas. A prova disputa-se em 30 de Maio e cerca de dois meses depois, teremos a maratona dos JO de Tóquio.