Raramente um Campeonato Mundial se disputa na mesma época de um Campeonato Europeu. Mas foi o que aconteceu este ano com o adiamento do Mundial Sub-20 de 2020 para 2021 devido à pandemia.
Tal, permitiu a nove campeões europeus conquistarem também a medalha de ouro no Mundial terminado no passado domingo em Nairobi.
Um desses atletas foi o francês Sasha Zhoya que nos 110 m barreiras bateu um novo recorde mundial do seu escalão com 12,72, melhorando em 21 centésimos o seu anterior melhor registo.
O lituano Mykolas Alekna foi outro dos duplos medalhados de ouro ao vencer o lançamento do disco com 69,81 m, recorde do Campeonato e segundo lançamento de sempre, apenas atrás do recorde mundial de 70,13 m.
A sueca Maja Askag superou forte oposição para conquistar os títulos de salto em comprimento e triplo salto no Europeu Sub-20 em Tallinn e completou a mesma dobradinha em Nairobi, passando a ser a segunda atleta a ganhar os dois títulos na mesma edição.
O seu compatriota Gabriel Wallmark também alcançou as duas medalhas de ouro no triplo salto. Depois de bater o recorde sueco Sub-20 de Christian Olsson em Tallinn com 16,39 m, Wallmark melhorou agora o seu recorde para 16,43 m.
Depois de uma excelente campanha em Tallinn, os finlandeses tiveram um Campeonato ainda melhor em Nairobi, com quatro medalhas de ouro, terminando em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás do anfitrião Quénia. Saga Vanninen, que ainda pode concorrer nas competições Sub-20 no próximo ano, liderou do início ao fim para ganhar o seu segundo título do heptatlo do ano, enquanto a detentora do recorde mundial Sub-20 Silja Kosonen estabeleceu no martelo um novo recorde dos Campeonatos com 71,64 m.
Jonathan Kapitolnik tinha sido o primeiro israelita a ganhar um título europeu de Sub-20 em Tallinn. Repetiu agora o feito no salto em altura com um recorde pessoal de 2,26 m, ganhando com nove centímetros, a maior margem de avanço na história dos Campeonatos.
Competindo como atleta neutra autorizada, a russa Violetta Ignatyeva também conquistou o título do disco em ambos os Campeonatos, enquanto o campeão europeu Sub-20 de 400 m barreiras, o turco Berke Akcam foi promovido de prata a ouro em Nairobi após a vitória inicial de Oskar Edlund, que foi depois desqualificado por uma infração na perna traseira.