A transmissão do meeting em direto, de duas horas e 15 minutos, estará disponível através do canal do World Athletics no YouTube e da página do Facebook a partir das 19:15 (hora portuguesa).
O terceiro meeting desta época do World Athletics Indoor Tour Gold que se disputa hoje na cidade francesa de Liévin, é aguardado com muita expetativa.
A portuguesa Auriol Dongmo será uma da concorrentes do lançamento do peso que terá início às 16.30.
Na vara, teremos cinco atletas que já saltaram mais de 6,00 metros a competir no Arena Stade Couvert, incluindo o francês Renaud Lavillenie e o sueco Mondo Duplantis, atual recordista mundial com 6,18 m.
Tendo recuperado de uma fratura no polegar – ocorrida em Julho passado quando a sua vara se partiu num treino no seu quintal – o francês de 34 anos começou da melhor forma, a época de pista coberta de 2021, vencendo o primeiro meeting do Circuito de Ouro em Karlsruhe, em 29 de Janeiro com 5,95 m.
Dois dias depois, no meeting de Prata em Dusseldorf, Duplantis – que vive nos Estados Unidos, mas compete pela Suécia – assumiu a liderança do ranking da época com 6,01 m.
Mas poucas horas depois, Lavillenie saltou pela primeira vez mais de 6,00 m desde 2016, no meeting de Tourcoing, registando 6,02 m.
Duplantis não esperou muitos dias para voltar a liderar o ranking indoor de 2021 neste último sábado em Rouen, com 6,03 m.
Também estarão em Liévin, o norte-americano bicampeão mundial, Sam Kendricks, o brasileiro campeão olímpico Thiago Braz e o medalhado mundial de bronze, o polaco Piotr Lisek.
Mas outras provas prometem despiques animados. Nos 3.000 metros femininos, a campeã mundial de 1.500 e 10.000 m, a holandesa Sifan Hassan enfrentará a queniana Beatrice Chepkoech, campeã mundial de 3.000 metros obstáculos e recordista mundial.
Sifan Hassan não corre em pista coberta desde o Campeonato Mundial de 2018, onde conquistou a prata nos 3.000 m e o bronze nos 1.500 m, enquanto Chepkoech venceu os 3.000 m em Karlsruhe.
Nos 1500 metros masculinos, teremos um confronto entre o etíope Samuel Tefera, de 21 anos, que estabeleceu em 2019, o recorde mundial de pista coberta com 3.31,04, e o bicampeão europeu de 20 anos, o norueguês Jakob Ingebrigtsen.
Outros bons atletas presentes, serão o medalhado mundial de bronze de 2017, o norueguês Filip Ingebrigtsen, o medalhado mundial de bronze, o polaco Marcin Lewandowski e o penta campeão europeu sub-23, o francês Jimmy Gressier.
A britânica Holly Bradshaw regressa ao salto com vara, após o seu triunfo em Rouen, com 4,85 m, o segundo melhor salto da sua carreira. Bradshaw, campeã europeia de pista coberta em 2013, enfrenta a campeã canadiana da Commonwealth, Alysha Newman e a grega campeã olímpica, Katerina Stefanidi, que procurará apagar a sua dececionante prestação em Rouen, onde saltou apenas 4,30 m.
O etíope Selemon Barega regressa nos 3.000 m, apenas três dias depois de conseguir um recorde pessoal de 3.34,62 nos 1.500 m em Metz.
Hugues Fabrice Zango, de Burkina Faso, que bateu recentemente o recorde mundial do triplo salto em pista coberta com 18,07 m, vai procurar a sua terceira vitória consecutiva em Liévin.
O campeão mundial dos 110 m barreiras, Grant Holloway, que abriu a sua época de 2021, igualando o seu próprio recorde norte-americano dos 60 m barreiras com 7,35 s, enfrentará entre outros, o medalhado de prata olímpico pela Espanha, Orlando Ortega.
Nos 60 m, a britânica Dina Asher-Smith que detém a liderança mundial desta época, estará ausente por lesão, falhando assim o duelo com a norte-americana Javianne Oliver, que marcou 7,10 em Metz.
Os 800 m masculinos reunirão o campeão mundial em pista coberta, o polaco Adam Kszczot, o britânico Elliot Giles, recente vencedor de Karlsruhe, o campeão mundial da França em 2017, Pierre-Ambroise Bosse e o medalhado mundial de prata, o bósnio Amel Tuka.
O salto em comprimento terá como figura de cartaz, o cubano Juan Miguel Echevarria, que saltou 8,18 m em Karlsruhe.
A corrida feminina dos 1500 m apresenta a medalhada mundial de bronze, a etíope Gudaf Tsegay e a medalhada mundial de prata, a britânica Laura Muir, ambas em estreia esta época na pista coberta.