O metabólito específico Lac-Phe pode ser a razão pela qual o seu apetite desaparece após o exercício.
Quantas vezes, não aconteceu, imaginarmos uma refeição perfeita quando estamos a participar numa prova difícil? Mas depois de acabarmos essa prova, o apetite desapareceu.
Há evidências que sugerem que o apetite pode ser suprimido após um treino intenso, devido a alterações nos hormónios da fome e no metabolismo. Num estudo recente publicado na Nature, investigadores da Universidade de Stanford, Baylor College of Medicine em Houston e noutros lugares, identificaram uma molécula de metabólito que é libertada no sangue durante o exercício e que está associada à supressão do apetite.
Os investigadores analisaram amostras de sangue de ratos, cavalos de corrida e humanos após exercícios intensos. Nos humanos, foi num teste de corrida em tapete rolante, até à exaustão. Eles notaram um aumento na circulação de um metabólito chamado N -lactoil-fenilalanina (Lac-Phe) em animais e humanos.
O estudo também examinou o efeito de diferentes modalidades de exercício na circulação de Lac-Phe. Um segundo grupo de voluntários foi submetido a três diferentes tentativas de exercício: uma tentativa de exercício de sprint numa bicicleta ergométrica, uma tentativa de exercício de resistência numa bicicleta ergométrica e uma tentativa de exercício de resistência consistindo em extensões da perna. Todos os três tipos de exercício produzem um aumento substancial no metabólito Lac-Phe, mas o aumento foi mais pronunciado com o exercício de sprint.
Antes deste estudo, o metabólito Lac-Phe não tinha sido bem estudado. É formado por uma reação enzimática entre o aminoácido fenilalanina e o lactato, produto final da respiração anaeróbica que ocorre durante o exercício intenso. A sua função era no entanto, em grande parte desconhecida.
Neste estudo, quando os cientistas administraram Lac-Phe a ratos obesos alimentados com uma dieta rica em gordura, eles consumiram menos comida do que o habitual nas12 horas seguintes. Ao longo de dez dias, o consumo de alimentos e o peso caíram e a homeostase da glicose melhorou. Curiosamente, Lac-Phe não teve um efeito semelhante em ratos magros que comiam uma dieta com baixo teor de gordura.
Isto significa que o exercício intenso levará à perda de peso? Não exatamente. O estudo identificou um potencial mecanismo pelo qual, o exercício pode contribuir para a perda de peso em ratos obesos. Mais estudos serão necessários para investigar se esses efeitos sobre o apetite se traduzem em humanos. Mas pode começar a explicar a razão pela falta de apetite após a corrida.