Os óculos de sol da Goodr, marca da Califórnia, mudaram o mercado nos Estados Unidos, com os novos modelos divertidos e acessíveis para quem corre.
Os fundadores da Goodr queriam óculos que pudessem traduzir a forma divertida e acessível como viam a corrida, exatamente o oposto dos modelos desportivos mais tradicionais.
Criaram um modelo unissex e com formas clássicas, mas com adaptações funcionais importantes para quem corre: um revestimento especial para impedir que os óculos escorreguem no rosto com o suor, uma armação para os óculos não balançarem durante a corrida e lentes polarizadas, com proteção contra os raios UVA e UVB.
Onde está o lado divertido? Está nas diversas combinações disponíveis entre os padrões coloridos e com ilustrações das armações e as lentes, também muitas vezes em diferentes cores. Tudo isto a um preço bastante acessível, 5 a 7 vezes mais barato do que alguns produtos do mercado.
Essa combinação fez com que milhares de corredores norte-americanos comprassem mais do que um par de óculos de sol da Goodr, para combinar com diferentes roupas de treino, estados de espírito e até ter os especiais para os dias de prova. E isso acelerou a popularização dos produtos.
O marketing da Goodr também aposta na diversão para divulgar os seus produtos. Dos nomes dos modelos, muitas vezes fazendo trocadilhos e piadas em inglês, até às sessões de fotos, sempre destacando a mensagem principal da companhia: correr é divertido.
A história da marca é de sucesso, mas recente. Os primeiros produtos chegaram ao mercado dos Estados Unidos em 2015, já com as lentes polarizadas e as tecnologias No Slip e No Bounce, que impedem os óculos de escorregarem no rosto e balançarem durante o treino. Fizeram tanto sucesso que a Goodr ganhou prémios e apostou em novos designs e mercados. Será que os corredores portugueses também vão aderir a esta moda?