Oito atletas russos foram incluídos no pool internacional de doping para o próximo ano. A informação foi prestada à Agência TASS por Robert Popov, coordenador antidoping da Federação Russa de Atletismo.
A lista divulgada por Popov inclui Maria Lasitskene, Mikhail Akimenko e Ilya Ivanyuk (salto em altura); Anzhelika Sidorova e Timur Morgunov (salto com vara); Ilya Shkurenev (decatlo); Sergei Shubenkov (110 m barreiras) e Vasily Mizinov (marcha).
A World Athletics, suspendeu a Federação Russa em Novembro de 2015, após uma série de violações das regras antidoping e criou uma comissão especial sobre o assunto.
O World Athletics permitiu no entanto, que alguns atletas limpos da Rússia participassem em provas internacionais sob o status de Atleta Neutro Autorizado (ANA) até que a Federação fosse reintegrada.
O pool de testes é um grupo de atletas de alta competição, que são obrigados a fornecer informações sobre a sua localização. O objetivo do pool de testes é garantir que a organização antidoping esteja a qualquer momento ciente do paradeiro dos atletas e detalhes do contato. Tal permite testes antidoping eficazes e sem aviso prévio.