O nigeriano Ferdinand Omanyala disse que o seu principal foco no próximo ano é o Mundial de Atletismo, programado para 19 a 27 de agosto em Budapeste.
Este ano, ele começou cedo a estar em forma, conseguindo logo em 7 de maio a marca de 9,85 s nos 100 m.
Omanyala, de 26 anos, conquistou depois o título africano com 9,93 s em 9 de junho nas Ilhas Maurícias, antes de ser coroado campeão dos Jogos da Commonwealth com 10,02 s em 2 de agosto.
Ele correu cerca de 20 provas nos 100 metros mas este ano, quer preparar-se de outra forma para Budapeste. “Quero fazer algo diferente desta vez, para atingir o pico na hora certa, que deve ser no evento mundial em Budapeste”, disse Omanyala.
Ele regressou a semana passada aos treinos. “Vou deixar desta vez a digressão mundial de pista coberta”, disse, esperando competir no Athletics Kenya Track and Field Meetings antes de participar nos meetings da Liga Diamante.
“É meu desejo abrir a minha Liga Diamante em Doha em 5 de maio”, disse Omanyala.
Com Kipchoge, que bateu em Berlim o seu próprio recorde mundial da maratona, Omanyala discutiu as possibilidades de parcerias em diferentes campos.
“Conversámos sobre como podemos fazer parcerias no desenvolvimento de talentos, não apenas no atletismo, mas em todas as outras modalidades. Ele é um atleta tão focado, cheio de sabedoria e conselhos”, disse Omanyala.
Omanyala detém o recorde nacional e africano nos 100 m com 9,77s, marca obtida no ano passado em Kasarani. É também o detentor do recorde nacional dos 200 m, estabelecido em abril deste ano nas meias-finais do Campeonato Nacional com 20,33.