A onda de calor que invade a região norte de Hokkaido (onde fica Sapporo), conhecida por ser mais fria que Tóquio, preocupa poucos dias antes do início das provas da marcha e maratona.
Com o calor e a humidade a sufocarem os atletas do Estádio Olímpico de Tóquio, os maratonistas e marchadores podem também sofrer com as altas temperaturas na próxima semana. Essas provas foram deslocadas para Sapporo por a região oferecer um clima mais frio. Mas, na semana passada, as temperaturas em Sapporo atingiram os 34 graus e devem rondar os 31 a 34 graus na próxima semana.
38 °C numa localidade de Hokkaido
Os 20 km marcha masculina estão previstos para quinta-feira às 16h30 local (8h30 em Portugal), os 50 km marcha na sexta-feira às 5h30 local (21h30 de 5ª feira em Portugal) e os 20 km marcha feminina também na sexta-feira às 16h30 (8h30 em Portugal), a maratona feminina no sábado às 7h00 locais (23h00 de 6ª feira em Portugal) e a maratona masculina no domingo às 7h00 (23h00 de sábado em Portugal), dia da cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos.
No Sábado, uma cidade no departamento de Hokkaido foi o primeiro lugar do Japão este ano a registar temperaturas acima dos 38º C.
Trinta pessoas afetadas pelo calor
No domingo, a Organização defendeu medidas preventivas contra o calor, mas o responsável geral dos Jogos, Toshiro Muto, admitiu que é algo que eles deveriam ” estar vigilantes “. Ele disse que 30 pessoas envolvidas nos Jogos já foram tratadas por doenças relacionadas com o calor, que a Organização disse ser menos sérias do que a insolação.
Muto acrescentou que os afetados foram principalmente funcionários e voluntários dos Jogos mas que nenhum deles estava em estado grave.