O vencedor da mais recente Maratona do Polo Sul, na Estação Amundsen-Scott da National Science Foundation, venceu a Maratona da Antártida em 4h57m. Este ano, a prova atraiu cerca de 15 participantes e, embora a inscrição seja gratuita, são necessários cerca de 40 mil dólares para chegar lá.
Esta prova anual decorre a meio do verão no Polo Sul, onde está sempre dia e a temperatura média sazonal ronda os -30 C.
Vencer a prova não será tão fácil como parece pelo tempo do primeiro classificado. A Estação Polo Sul Amundsen-Scott está situada no planalto polar, a cerca de 2.860 metros acima do nível do mar. O vencedor da edição deste ano tem um recorde pessoal de 1h38m à meia maratona.
O percurso da Maratona do Polo Sul é um circuito de 10,5 km que começa na porta da frente da estação e segue depois pela estrada próxima à pista de esqui (uma pista para aviões de esqui) durante quatro quilómetros antes de virar e voltar para a partida. Cada volta leva os corredores à volta do Polo Sul cerimonial. A melhor parte é que há um posto de socorro interno a cada volta, oferecendo comida não congelada, e os seus amigos mais próximos e familiares podem estar lá a apoiá-lo.
E no final da prova, há uma sauna na estação onde todos os finalistas podem relaxar, repor o oxigénio e rehidratar os pulmões.