Se nas pistas, o Mundial de Eugene está a correr bem para a seleção dos Estados Unidos, a World Athletics e o Comité Local Organizador têm tido um trabalho extra com os casos de Covid-19 que têm surgido entre pessoas credenciadas.
A Organização tem melhorado desde segunda-feira, as medidas de segurança para proteger os atletas. “Estamos a ver um aumento nos casos de Covid-19 entre pessoas credenciadas (não isoladas numa área ou num grupo)”, disse num comunicado, a Organização do Mundial.
“Como medida de precaução para proteger os atletas e a força de trabalho, estamos a tornar obrigatório que todos os funcionários, voluntários, funcionários técnicos e médicos, emissoras, mídia, contratados e todas as outras pessoas credenciadas, usem uma máscara (preferencialmente KN95 ou FFP2), assim como quando entrarem num espaço fechado/interno ou em qualquer transporte de massas”, disse o comunicado.
Mais de 1.900 atletas
Estão inscritos mais de 1.900 atletas de 192 países nesta competição. Só os Estados Unidos têm 151 competidores.
Os credenciados incluem atletas, juízes imprensa, voluntários, parceiros, bem como os quadros superiores da World Athletics.
Desde o anúncio, todos os jornalistas que têm acesso à zona mista, interagem com os atletas com máscaras. Os atletas também andam protegidos com a máscara pela área.
“É altamente recomendável que os atletas também usem máscaras em áreas internas do local da competição, se isso não interferir na sua preparação ou recuperação”, observou o comunicado.