Os organizadores de uma Ultra de 100 km que decorreu em maio de 2021 na China, foram agora condenados a penas de prisão.
Cinco organizadores do evento foram condenados a penas que variam entre três a cinco anos. Um outro foi condenado a quatro anos e 10 meses por “abandono do dever e suborno”, enquanto outro recebeu uma sentença de três anos e meio apenas por “abandono do dever.”
A prova disputou-se em condições extremas meteorológicas que se agravaram conforme avançava o dia. À tarde, o percurso foi atingido por chuva gelada, granizo e ventos fortes. Dos 172 participantes, 151 foram salvos (oito dos quais foram levados ao hospital), mas 21 faleceram. As autoridades cancelaram a prova quando o tempo ficou perigoso e enviaram uma equipa de resgate de 700 pessoas para salvar os corredores. Enquanto esperavam pelo grupo de busca, muitos corredores ficaram em hipotermia pois a temperatura nas montanhas caiu para perto de zero.
A crescente popularidade das ultramaratonas e dos desportos radicais na China tem recebido maior apoio governamental, promovendo o exercício para pessoas de todas as idades. No entanto, incidentes como as mortes na ultramaratona de 2021 geraram preocupação e exigiram regulamentos mais rigorosos.
A falha da Organização em atender às condições climáticas extremas durante a ultramaratona levantou questões críticas sobre a preparação para o evento e os protocolos de segurança. Em resposta, o Ministério dos Desportos da China anunciou a suspensão de eventos que não atendam aos padrões de segurança nacionais, incluindo provas em trilhos de montanha. Esta ação decisiva teve como objetivo colmatar as lacunas nas regulamentações de segurança e prevenir futuras tragédias em eventos de desportos radicais.
O conhecido ultramaratonista Liang Jing foi um dos 21 corredores que morreram no percurso. Jing correu no Ultra Trail de Mont Blanc em duas ocasiões e terminou em segundo lugar no Ultra-Trail Mount Fuji, no Japão, em 2019. A sua última prova foi em 2020, nos 100 km de Hong Kong Ultra 2020, onde foi segundo.