Alguns dos melhores atletas do mundo estão num banco de dados chamado Registered Testing Pool (RTP). É nesta época do ano que eles são obrigados a atualizar o programa Whereabouts.
Sem aviso, agentes de controle de doping (DCO) podem aparecer onde um atleta indicou que vai estar. Tal, pode ser em casa ou na estrada, num centro de estágio.
Penalidades por faltar a testes
Se um atleta no RTP não estiver disponível, ele ou ela terá uma penalização. Faltar a três testes fora de competição em 12 meses leva a uma suspensão provisória. Esta suspensão é igual a testar positivo para um produto proibido para melhorar o desempenho. Faltar aos testes custará ao atleta uma suspensão de até quatro anos.
As informações exigidas pela AIU aos atletas incluem cronogramas de viagem, janelas de oportunidade de 60 minutos para testes, acomodações noturnas e atividades de treino.
Os atletas não podem recusar o teste, mesmo que o DCO apareça fora da janela dos 60 minutos indicada. Um DCO pode ser de uma autoridade nacional de testes.
O paradeiro deve ser atualizado trimestralmente até 15 de dezembro, 15 de março, 15 de junho e 15 de setembro.
Atletas que estão no RTP são de nível mundial e estão sob um olhar mais atento. Têm de atualizar o programa Whereabouts trimestralmente. E estar onde indicado no horário referido no relatório trimestral.