Depois de termos publicado a lista das cinco atletas mais ricas, publicamos a lista dos cinco atletas mais ricos elaborada pela Pulse Sports. São valores bem superiores aos das atletas mais ricas onde o primeiro lugar pertence a Shelly-Ann Fraser-Pryce com cinco milhões de dólares.
No topo da lista dos homens mais ricos do atletismo, está o único e inigualável Usain Bolt. A lenda jamaicana tinha talento e carisma inigualáveis na pista, com um património líquido estimado em 90 milhões de dólares.
1º) Usain Bolt – 90 milhões de dólares
De acordo com o Celebrity Net Worth, Usain Bolt tem um património líquido de 90 milhões de dólares.
Retirado da alta competição em 2017, ele é ainda o detentor dos recordes mundiais dos 100 m e 200 m. Como atleta, Usain Bolt ganhava entre 20 a 30 milhões de dólares por ano e também ganhava muitos milhões com os seus patrocínios.
O maior salário de Usain Bolt veio da empresa alemã de sapatos Puma, que lhe pagava 9 milhões de dólares por ano. Ele também tinha acordos com a Visa, Nissan e Gatorade. Usain Bolt é também cofundador da empresa de veículos elétricos Bolt Mobility.
2º) Tyson Gay – 12 milhões de dólares
Ele pode não estar nas manchetes de vez em quando, mas Tyson Gay continua a ser um dos sprinters mais talentosos do mundo. Ele ainda é o norte-americano mais rápido do mundo e não poderia faltar na lista dos cinco atletas mais ricos do atletismo.
Tyson Gay enfrentou muitos contratempos, incluindo a perda de uma medalha de ouro olímpica devido a violações de doping, mas, de acordo com a Athletics Weekly, o seu património líquido permanece ainda.
Tyson Gay assinou com a GSK e a marca desportiva chinesa Li Ning quando era atleta e também foi patrocinado pela Adidas. Tyson Gay também assinou um acordo com a Omega.
3º) Asafa Powell – 6,5 milhões de dólares
Outra estrela no mundo do sprint, o jamaicano Asafa Powell tem um património líquido de 6,5 milhões de dólares. O seu património líquido vem principalmente da sua associação de longa data com a Puma.
Asafa Powell também teve uma parceria com a Nike antes da Puma, entre 2004 e 2010, e a empresa de sapatos projetou e construiu os ténis Zoom Aerofly para Powell, que ele calçou nos JO de Pequim em 2008 .
O ex-recordista mundial também assinou com a marca desportiva chinesa Li Ning após terminar o seu contrato com a Nike em 2010 e também trabalhou com a Lucozade, Nutrilite e Cable & Wireless, uma empresa de telecomunicações caribenha.
4º) Mo Farah – 5 milhões de dólares
Mo Farah, um dos atletas britânicos mais talentosos, não poderia faltar na lista dos cinco atletas mais ricos do atletismo. Ele dominou os eventos dos 5.000 m e 10.000 m ao longo dos anos.
As suas vitórias em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos contribuíram para a sua riqueza, mas também os seus acordos com marcas causaram um grande impacto. Mo Farah assinou acordos de patrocínio com a Huawei, MODE e Nike.
Ele também trabalhou com outras empresas, incluindo B&M, Zwift, Ready Steady Mo, Save The Children e Mudane Team.
5º) Yohan Blake – 2 milhões de dólares
O jamaicano Yohan Blake é considerado um dos maiores sprinters de sempre e ameaçou várias vezes o domínio de Usain Bolt.
A medalha de prata de Yohan Blake nos 100 m nos JO de Londres 2012 e o seu recorde pessoal de 9,69 s impulsionaram-no para um património líquido de 2 milhões de dólares.
Yohan Blake também tem parcerias com a Puma e a Richard Mille. Em julho de 2023, Blake assinou um acordo de patrocínio com a empresa alemã de artigos desportivos. Ele também é sócio da Richard Mille.