A Organização da Maratona de Londres introduziu uma política de medalhas de finalização que confundiu muitos participantes da edição deste ano que terá lugar em 27 de abril.
Desde a sua primeira edição em 1981, a Maratona de Londres é conhecida pela sua tradição de entregar medalhas na meta no Pall Mall, em frente ao Palácio de Buckingham. No entanto, este ano, os 56.000 participantes devem escolher se querem receber a medalha ou não. Segundo a Organização, a mudança faz parte dos esforços de sustentabilidade do evento para reduzir o impacto no meio ambiente.
Um fator importante por trás dessa mudança é o impacto ambiental das medalhas e t-shirts que são fabricados na China e contribuem significativamente para a pegada de carbono da maratona.
A decisão da Organização não foi bem aceite por alguns participantes, que foram a grupos do Facebook expressar a sua opinião. Um participante escreveu: “Quem diabos corre uma maratona e não quer uma medalha?! Deveria ser o contrário, faça login para optar por não receber uma medalha!”
Outro acrescentou: “Completar a corrida é uma conquista em si, e todos que terminam merecem reconhecimento e uma medalha. É sobre esforço, perseverança e o espírito de se esforçar até à linha de chegada!”
Para amenizar as preocupações, a Organização garantiu que qualquer participante que queira uma medalha no dia da prova ainda poderá recebê-la, mesmo que se esqueça de atualizar a sua inscrição antes do prazo final de 22 de abril.
Se os participantes optarem por não receber a medalha, podem escolher uma alternativa sustentável: plantar uma árvore. Através de uma parceria com a Trees Not Tees, os participantes podem contribuir para projetos de reflorestamento no Reino Unido. Aqueles que escolherem essa opção receberão um certificado digital com a foto e a geolocalização da sua árvore, permitindo que a visitem se o desejarem.
Além do esforço mais amplo de sustentabilidade, a Organização da Maratona de Londres incentivou os participantes a irem até à partida a pé, de bicicleta ou de transporte público.