A Liga Diamante inicia-se hoje em Doha com a presença de sete campeões olímpicos em Tóquio. No total, serão 13 meetings (menos um que o habitual), com a anulação dos meetings de Xangai e Shenzhen devido à pandemia, e que serão substituídos pelo Meeting da Silésia, Polónia. Os 32 vencedores da Liga Diamante para este ano serão decididos na grande final que se disputará novamente em Zurique em 7 e 8 de setembro.
Entre os presentes em Doha, destaque especial para Patrícia Mamona no triplo salto e Leandro Ramos no lançamento do dardo.
Patrícia Mamona terá como principais adversárias, as jamaicanas Shanieka Ricketts e Kimberley Williams e a ucraniana Maryna Romanchuk-Bekh. Já Leandro Ramos terá como principais adversários, o alemão Thomas Rohler e o checo Jakub Vadlejch.
Nas outras provas, destaque para o sueco Armand Duplantis, campeão olímpico e recordista mundial do salto com vara com 6,20 m no último Mundial de pista coberta em Belgrado. Duplantis vai encontrar em Doha, rivais como Renaud Lavillenie, o norte-americano Chris Nilsen e o polaco Piotr Lisek.
Doha será também o palco de reencontro entre o italiano Gianmarco Tamberi e o qatari Mutaz Barshim após o ouro compartilhado no salto em altura em Tóquio. Ambos farão a sua estreia ao ar livre, depois de o italiano ter conquistado a medalha de bronze no Mundial de pista coberta. Barshim não compete desde Tóquio e desconhece-se a sua forma atual.
Nos 400 metros femininos, haverá uma lista de alto nível com quatro das cinco melhores participantes em Tóquio, incluindo a campeã olímpica Shaunae Miller-Uibo. Haverá também um grande duelo de campeões nos 200 metros com Andre de Grasse, medalhado de ouro olímpico, a enfrentar Noah Lyles, medalhado de ouro mundial. A eles, juntar-se-ão Jareem Richards, recente campeão mundial dos 400 m em pista coberta, Fred Kerley, medalhado de prata dos 100 m de Tóquio e o campeão italiano da estafeta 4x100m, Filippo Tortu.
Os 3.000 obstáculos também não ficam atrás com a participação dos cinco primeiros em Tóquio, tendo o marroquino Soufiane El Bakkali como grande referência.
Nos 1.500 m, estarão presentes, Tomothy Cheruiyot, Abel Kipsang e Stewart McSweyn. A campeã olímpica dos 1.500 m, Faith Kipyegon, também estará em Doha para lutar nos 3.000 m com Francine Niyonsaba, a vencedora da Liga Diamante do ano passado nos 5.000 m. A elas, juntar-se-ão Beatrice Chebet, Beatrice Chepkoech e Girmawit Gebrzihair.