Os meetings da Liga Diamante estão em pleno andamento, tendo já sido disputados três, em Doha, Birmingham e Eugene. Rabat recebe domingo dia 5 o próximo meeting que terá a participação de duas atletas portuguesas.
No triplo salto, Patrícia Mamona enfrenta entre outras adversárias, a jamaicana Shanieka Ricketts e as cubanas Liadagmis Povea e Leyanis Perez Hernandez.
Nos 400 m, Cátia Azevedo com 51,58 s como melhor marca pessoal desta época, terá como principal adversária, a dominicana Marileidy Paulino, com 49,49 esta época.
Nas outras provas, destaque para o campeão olímpico e bicampeão mundial, Karsten Warholm, que vai iniciar a defesa do Troféu Diamante dos 400 m barreiras.
Warholm, que bateu o recorde mundial dos 400 m barreiras nos JO de Tóquio em 45,94 s, procura o seu terceiro título consecutivo da Liga Diamante, tendo conquistado o troféu em 2019 e 2021.
Na época passada, o norueguês bateu o então recorde mundial de 46,70 na sua primeira aparição da época em Oslo, antes de melhorar a marca na final olímpica em Tóquio.
Nos 100 m, estará presente a jamaicana Elaine Thompson-Herah, recente vencedora do Meeting de Eugene em 10,79. Ela terá como principais rivais, a costa marfinense Marie-Josee Ta Lou (recorde pessoal de 10,78), a tobaguenha Michelle-Lee Ahyee e a jamaicana Natasha Morrison.
Nos 3.000 m, teremos Francine Niyonsaba que foi a primeira atleta do Burundi a vencer o Troféu Diamante com a vitória nos 5000 m na época passada, depois de ter batido por duas vezes o recorde nacional no seu caminho até à final.
Agora em Rabat, ela vai procurar obter os primeiros pontos, na sua tentativa de se classificar para o final da época em Zurique.