Paul Tergat foi anunciado como o embaixador do 44º Campeonato Mundial de Corta-Mato que se disputa em Bathurst no próximo dia 18 de fevereiro.
Tergat foi um dos maiores fundistas mundiais, tendo sido campeão mundial de corta-mato por cinco vezes, em Durham 1995, Stellenbosch 1996, Turim 1997, Marrakech 1998 e Belfast 1999.
O corta-mato abriu caminho para as suas conquistas na estrada e na pista, que incluíram vários recordes mundiais, dois títulos mundiais na meia maratona, duas medalhas de prata olímpicas nos 10.000 m e três medalhas nos 10.000 m, duas de prata e uma de bronze, em Campeonatos Mundiais.
“O cross country sempre será um evento especial na minha carreira no atletismo”, disse Tergat. “Isso evoca lembranças muito nostálgicas e afetuosas, porque foi realmente onde nasceu a minha longa carreira no atletismo, se desenvolveu e floresceu, com a coroação de cinco títulos consecutivos no Campeonato Mundial de Cross Country entre 1995 e 1999.
“No cross country, aprendi lições ao longo da vida depois de experimentar diversas condições, voltas e reviravoltas, terrenos, pântanos e barreiras que definem o evento de atletismo.”
Tergat correu na Austrália a final dos 10.000 m dos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, onde lutou até ao final pela medalha de ouro com o etíope Haile Gebrselassie, ficando em segundo lugar.