Depois da separação com o SL Benfica e do processo em tribunal com o seu antigo clube, Pedro Pichardo assinou pela equipa italiana ATL-Etica.
A chegada de Pichardo ao ATL-Etica foi favorecida pela colaboração com a JUMP, empresa de gestão à qual ele pertence.
A JUMP, empresa de marketing desportivo fundada em Florença por Gianni Iapichino, também gerente da ATL-Etica Impresa Sociale, desempenhou um papel fundamental na entrada de Pichardo na ATL-Etica – uma empresa desportiva amadora de responsabilidade limitada que anunciou recentemente o seu novo status legal como Empresa Social.
Pichardo será também o testemunho do projeto “Canguro”, uma das várias iniciativas lançadas neste período pela ATL-Etica Impresa Sociale.
O projeto “Canguro” envolve a criação de uma escola altamente especializada em atletismo, com especial enfoque nos saltos: não só o triplo salto, mas também o salto em comprimento, o salto em altura e o salto com vara.
Segundo Andrea De Lazzari, diretor técnico da ATL-Etica Impresa Sociale, “A iniciativa tem como objetivo, um intercâmbio técnico, cultural e desportivo entre escolas de atletismo cubanas, portuguesas, búlgaras e italianas. Graças ao envolvimento de Pichardo e do seu pai-treinador Jorge, planeamos organizar cursos especializados na Itália e em outros países para permitir que os atletas entrem em contato com técnicos de nível internacional, apoiando a atividade daqueles saltadores que, apesar de terem grande potencial, não têm a oportunidade de participar de projetos altamente especializados”.
Pedro Pichardo comentou a entrada no seu novo clube: “Estou muito feliz por fazer parte desta equipa que já me acolheu como membro de uma grande família e espero ser uma inspiração para os mais novos e para todos aqueles que veem o salto como uma disciplina especial e espetacular. Mal posso esperar para compartilhar a minha paixão e minhas vitórias com todos vós.”