A Associação Europeia de Atletismo divulgou a lista de candidatos a “Atleta Europeu do Ano”, da qual fazem parte dois atletas nacionais, Pedro Pichardo e Patrícia Mamona.
Pichardo sagrou-se campeão olímpico do triplo salto, campeão europeu em pista coberta e saltou 17,98 m, melhor marca mundial da época.
O atleta nacional terá a concorrência de outros candidatos de nomeada como os campeões olímpicos Jakob Ingebrigtsen, Karsten Warholm, Miltiadis Tentoglou, Armand Duplantis, Marcell Jacobs, Daniel Stahl e Dawid Tomala.
Já Patrícia Mamona, foi vice-campeã olímpica, campeã europeia de pista coberta e obteve a segunda melhor marca mundial da época, atrás da venezuelana Yulimar Rojas.
Mamoma terá a concorrência de outras atletas olímpicas como Nafissatou Thiam, Sifan Hassan, Malaika Mihambo, Laura Muir, Mariya Lasitskene, Femke Bol, Maria Andrejcyk, Anita Wlodarczyk, Anzhelika Sidorova e Antonella Palmisano.
Os atletas vencedores serão decididos por contagem de votos dos fãs nas redes sociais, Federações Membros do Atletismo Europeu, representantes da imprensa, bem como um painel de especialistas em Atletismo Europeu, com os resultados de cada grupo de eleitores contando 25% da pontuação final do atleta.
Nenhum atleta que já cumpriu uma suspensão por doping de dois anos pode ser nomeado. Os vencedores serão anunciados na cerimónia Golden Tracks em Lausanne, no dia 16 de Outubro.