Já foi divulgada a lista dos dez atletas masculinos candidatos a Atleta Mundial do Ano.
Os candidatos foram selecionados por um painel de especialistas das seis áreas continentais do atletismo para disputar o prémio, numa votação popular que começou esta semana online, aberta a fãs de todo o mundo até 31 de outubro e que ficará então com cinco finalistas.
O desempenho nos Mundiais ao ar livre em Eugene e na pista coberta em Belgrado, bem como os principais meetings, foram decisivos na seleção dos candidatos. O vencedor será anunciado no início de dezembro.
Eis a lista dos dez finalistas por ordem alfabética:
– Kristjan Ceh (Eslovénia)
Campeão mundial e vencedor da Liga Diamante. Vice-campeão europeu e autor do recorde nacional com um lançamento de 71,27 m.
– Alisson dos Santos (Brasil)
Campeão Mundial e vencedor da Liga Diamante nos 400 m barreiras. Bateu o recorde sul-americano com 46,29 s.
– Armand Duplantis (Suécia)
Campeão mundial ao ar livre e em pista coberta, campeão europeu e vencedor da Liga Diamante no salto com vara. Bateu o seu recorde mundial por três vezes com saltos de 6,19 e 6,20 (pista coberta) e 6,21 m (ao ar livre).
– Soufiane El Bakkali (Marrocos)
Campeão mundial e vencedor da Liga Diamante nos 3.000 m obstáculos. Invicto em 2022 e autor da melhor marca mundial do ano com 7.58,28.
– Grant Holloway (EUA)
Campeão mundial dos 110 m e 60 m barreiras, além de ter vencido a Liga Diamante nos 110 m barreiras.
– Jakob Ingebrigtsen (Noruega)
Campeão mundial dos 5.000 m e vice-campeão dos 1.500 m. Campeão Europeu dos 1.500 m e 5.000 m. Vencedor da Liga Diamante nos 1.500 m com a melhor marca mundial do ano (3.29,02)
– Eliud Kipchoge (Quénia)
Vencedor da maratona de Berlim com novo recorde mundial (2h01m09s). Vencedor da Maratona de Tóquio.
– Noah Lyles (EUA)
Campeão Mundial e vencedor da Liga Diamante nos 200 metros. Melhor marca mundial do ano com 19,31, terceiro melhor registo mundial de sempre.
– Anderson Peters (Granada)
Campeão mundial e da Commonwealth no lançamento do dardo. Melhor marca mundial do ano com 93,07 m, o que o coloca em quinto lugar no ranking mundial de sempre.
– Pedro Pablo Pichardo (Portugal)
Tricampeão mundial ao ar livre com a melhor marca mundial do ano (17,95 m). Campeão europeu ao ar livre e vice-campeão mundial em pista coberta.