Pedro Pichardo foi ontem homenageado na Câmara Municipal de Setúbal pela conquista da medalha de ouro olímpica no triplo salto.
O atleta português que reside em Pinhal Novo, concelho de Palmela, tem feito toda a sua preparação desportiva no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.
Na sua intervenção pública, Maria das Dores Meira, presidente da autarquia sadina, afirmou: “Em Setúbal, cidade que inspira desporto, Pedro Pichardo encontra o território ideal para exponenciar o talento natural. Esta homenagem constitui uma forma de reconhecermos publicamente aquilo que este homem representa hoje para Setúbal e os frutos que ele deixa”,
Na resposta, Pichardo agradeceu a homenagem. “Vou continuar a trabalhar para representar o nosso país e a nossa cidade, que é Setúbal. Podem contar sempre comigo”.
Pichardo mostrou-se ainda surpreendido por ver a sua foto pública num ecrã quando estava a chegar a Setúbal. “Nunca me passou pela cabeça que um dia estaria a viver isto. Ainda hoje não acredito. Hoje, quando vinha a chegar a Setúbal, vi um ecrã com a minha foto e fiquei surpreendido. Estou muito feliz e muito grato por ser acolhido desta maneira pelas pessoas. Não tenho palavras para agradecer.”
A cerimónia de homenagem a Pichardo teve a presença de ex-atletas medalhados olímpicos como Rosa Mota e Francis Obikwelu e ainda, do presidente da FPA, Jorge Vieira que enalteceu as condições de trabalho oferecidas por Setúbal ao atleta agora homenageado. “As condições que Pichardo encontrou em Setúbal não se encontram normalmente no país. Para formar um campeão é preciso uma autarquia que esteja desperta e atenta como esta. A autarquia de Setúbal dá um exemplo claro de como se deve encarar a prática desportiva.”
Pichardo já tinha recebido em Março último a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, em reconhecimento dos seus feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras.