Correr menos de 30 minutos por dia pode não ser suficiente para ajudá-lo a conseguir boas classificações nas provas populares. Mas tal, não significa que não seja benéfico para a saúde.
Pesquisas recentes sugerem que bastam apenas 22 minutos de atividade física moderada a vigorosa (como corrida fácil) para contrabalançar os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário.
Os perigos de ficar sentado por muito tempo
Muitos de nós passamos grande parte do dia sentados, seja em frente ao computador no trabalho, a conduzir os nossos carros ou a relaxar no sofá no final do dia. Não há dúvida de que, com o tempo, a tendência é para nos tornarmos muito mais sedentários e esse estilo de vida muito inativo, está a ter um impacto significativo na nossa saúde.
De acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, passar mais de 12 horas por dia sentado, pode aumentar o risco de morte prematura em 38% para pessoas com 50 anos ou mais. Assim, não é de surpreender que, se reduzirmos o número de horas em que estamos sentados, melhoramos a nossa saúde e reduzimos o risco de morte. Mas para os indivíduos que se deslocam para os seus trabalhos no escritório, uma certa quantidade de tempo sentado, é inevitável.
A boa notícia é que os investigadores concluíram que mesmo para aqueles que ficam sentados durante longos períodos ao longo do dia, apenas 22 minutos de exercício é suficiente para reduzir drasticamente o risco de morte prematura.
O estudo
Para realizar o estudo, os investigadores rastrearam cerca de 12.000 pessoas usando dispositivos de deteção de movimento durante dez horas por dia. Metade dos participantes eram mulheres e metade eram homens, da Noruega, Suécia e Estados Unidos.
Os investigadores acompanharam os participantes durante pelo menos dois anos ou mais (a média foi de cerca de cinco anos), e os seus dados foram ligados aos registos nacionais de saúde. Dos 12 mil participantes, 805 morreram durante o acompanhamento, e os investigadores descobriram que os indivíduos que eram sedentários em mais de 12 horas por dia, tinham um risco 38% maior de morte do que as pessoas que ficavam sentadas apenas oito horas por dia.
A boa notícia é que os participantes que praticavam pelo menos 22 minutos de atividade moderada a vigorosa todos os dias, não apresentavam um risco aumentado de morte, mesmo entre aqueles que eram sedentários durante 12 horas por dia.
É claro que quem praticou mais de 22 minutos de atividade física por dia, reduziu ainda mais o risco de morte. Para pessoas altamente sedentárias (sentadas durante mais de 10,5 horas por dia), com dez minutos adicionais de atividade por dia, conseguiu-se reduzir o risco de morte em até 35%.
O que significa isto para os corredores?
Quem corre habitualmente, pratica mais de 22 minutos de atividade física na maioria dos dias. Mas esta pesquisa destaca ainda um ponto importante: mesmo uma corrida curta traz benefícios à saúde. Não é incomum que os corredores falhem completamente o treino se não conseguirem encaixar o “treino completo”. Mas só porque não se tem tempo para um treino de uma hora, tal não significa que uma corrida mais curta à volta do quarteirão seja um perda de tempo.
Quando se trata de neutralizar os efeitos de um estilo de vida sedentário, cada pequena atividade conta, mesmo que seja apenas uma pequena corrida na hora do almoço. Não será suficiente para ir ao pódio de uma prova popular ou correr uma maratona, mas poderá muito bem ajudá-lo a viver mais e com mais saúde.