O australiano Peter Bol recusa-se a falar com a sua Federação, pouco antes do início do Mundial de Budapeste. Ele foi suspenso da competição no início deste ano depois de ter sido acusado de um teste positivo num controlo antidoping. O atleta reclamou a sua inocência e recorreu da suspensão, acabando por ser reintegrado no mês passado quando se apurou que o resultado do seu teste era um falso positivo.
Já no início deste mês, a Sport Integrity Australia declarou que encerrava a sua investigação sobre o seu falso positivo para EPO sintético.
A Federação abordou repetidamente Bol e sua equipa de gestão para discutir o assunto, mas o segundo corredor mais rápido dos 800 m da história australiana,e recusa-se a falar com eles.
Bol, medalhado de prata dos Jogos da Commonwealth nos 800 m, continua amargurado com a forma como o organismo lidou em janeiro com o seu teste falso positivo.
Ele manteve a sua inocência e viu como os patrocinadores o abandonaram, apenas para ser totalmente inocentado em 1 de agosto.
Quando em março, ele foi autorizado a treinar novamente na pista, ele estava completamente fora de forma, muito atrás de todos os outros companheiros, incluindo o seu melhor amigo e colega de treino Joseph Deng, também selecionado para os 800 m em Budapeste.
Os dois concordaram em ficar juntos em Budapeste, no alojamento da Federação de Atletismo da Austrália. Mas ele manteve a sua decisão em não conversar com os elementos do organismo.
O técnico de Bol e Deng, Justin Rinaldi, também apoia a posição do seu atleta. “Não queremos colocar Pete numa situação em que ele entra numa equipa australiana e não se sente confortável, então só temos que trabalhar em como administrar isso”, disse Rinaldi.
‘Eu quero que ele faça parte da equipa, os atletas da equipe amam Pete, eles apoiam-no genuinamente, então acho bom ter esse apoio à sua volta”.
“Eu só espero que eles (Federação) aprendam com isso e lidem de forma diferente, se acontecer novamente com qualquer outro atleta”.
Bol, que obteve o quarto lugar na final dos 800 m nos JO de Tóquio, começa a sua participação em Budapeste nas eliminatórias da manhã de quarta-feira.