A divulgação do relatório Strava Year in Sport 2021 destaca que o boom desportivo da era pandémica não mostra sinais de desaceleração. Ele também mostra como os eventos climáticos extremos afetam o comportamento dos atletas em todo o mundo.
Em 2021, as taxas de atividade global no Strava continuaram a subir para novos níveis recorde, com mais de 37 milhões de uploads por semana, totalizando 1.800 milhões de uploads públicos nos últimos 12 meses.
O Strava’s Year In Sport 2021 analisa os uploads das atividades públicas no Strava entre 1 de Outubro de 2020 e 30 de Setembro de 2021. Atividades privadas e atividades dos atletas que optaram por não participar em qualquer recurso do Strava foram excluídas dos insights agregados.
Total da comunidade Strava de 2021 em resumo:
- 95 milhões de atletas no total
- 2 milhões de novos atletas que se juntam a cada mês
- 1.800 milhões de uploads de atividades
- 20.000 milhões de milhas percorridas
- 189.000 clubes Strava criados
- 9.600 milhões de parabéns dados
Embora tenha sido muito aguardado pelos atletas o regresso gradual de alguns eventos e corridas presenciais em 2021, o Strava observa que permanece em alta a procura por comunidade e conexão online.
Para os corredores, os usuários da Strava percorreram este ano 2.400 milhões de milhas no asfalto, com os usuários a trocarem 120 milhões de rotas sugeridas com outros usuários da Strava. (a maioria dos corredores cobriu uma distância de 3,9 milhas a 38m48s.) Por todo esse esforço, 9.600 milhões de parabéns foram dados este ano.
O aumento de 38% na atividade de uploads deste ano segue o aumento de 1.100 milhões de uploads em 2020 (um aumento de 33% em relação a 2019). O Strava deu as boas-vindas a dois milhões de novos atletas por mês na sua comunidade global, que registou este ano coletivamente mais de 20.000 milhões de milhas.
“Mesmo com a comunidade atlética global a suportar mais um ano de interrupções e restrições pandémicas, vimos um desejo persistente dos atletas de permanecerem conectados e uns aos outros ativos”, disse Michael Horvath, CEO da Strava.
“Atletas de todos os países do mundo registaram e compartilharam as suas corridas, passeios de bicicleta e caminhadas na hora do almoço. E, por sua vez, a comunidade encorajou-se ao distribuir 9,6 biliões de parabéns.
“Todos os esforços contam com a Strava e a nossa equipa está entusiasmada em fornecer uma plataforma para quem deseja conectar-se com os seus colegas, encontrar novos lugares para ser ativo, definir metas para si, criar clubes e desafiar os seus amigos. A Strava está empenhada em criar um impacto positivo nas áreas que são importantes para nós e para os nossos atletas: alterações climáticas, racismo ambiental e equidade e inclusão no desporto.”
Pelos números
- Houve um aumento anual de 38% nas atividades além do aumento do desporto no ano passado – totalizando 1,8 biliões de uploads em 12 meses.
- Embora o aumento nos uploads tenha abrangido todas as modalidades, a corrida e a caminhada mostraram alguns dos maiores crescimentos contínuos, aumentando 2 vezes e 1,7 vezes respetivamente em 2021, em comparação com 2020.
- Os novos corredores da era da pandemia estabeleceram novos recordes pessoais em 2021, com 1,8 vezes mais pessoas estabelecendo novos recordes pessoais (5 km, meia maratona, etc.) este ano em comparação com o ano passado.
- Os desafios do grupo dobraram novamente este ano (também dobraram de 2019-2020).
- Metade de todos os participantes do desafio de grupo carregou mais atividades nos 30 dias após o início de um desafio do que nos 30 dias anteriores.
- Desde o seu lançamento em Maio, o guia Mapas na Strava gerou mais de 120 milhões de rotas sugeridas para serem exploradas por ciclistas, corredores e caminheiros.
- O total de sócios do clube em Strava cresceu 37% além de um grande aumento em relação ao ano passado, com mais de 180 mil novos clubes criados.
- Os atletas que estabeleceram uma meta para o ano novo, foram duas horas mais ativos em Janeiro de 2021 do que aqueles que não o fizeram.
- Caminhar é mais popular em todas as faixas etárias e regiões. Os atletas que fazem uploads regulares de caminhadas registam cerca de 2,5 a 4 horas por semana.
- Ciclistas e corredores que caminham têm 16,1% mais probabilidade de continuar ativos seis meses depois do que aqueles que não caminham.
- Corredoras e ciclistas do sexo feminino têm 2,4 vezes mais probabilidade de carregar caminhadas do que os homens.
Impactos do tempo
- Durante o nevão do Texas e a crise de energia em Fevereiro, houve uma redução de 57% nas atividades ao ar livre.
- Durante a onda de calor no verão em Oregon, as atividades ao ar livre caíram 23%.
- Durante a tempestade de neve em Madrid em Janeiro e as inundações em Nagano em Agosto, as atividades internas aumentaram 55% e 56%, respetivamente.
- No Reino Unido, a atividade caiu 32% entre 18 e 20 de Janeiro como resultado da tempestade Storm Cristoph.
Para quem gosta de tabelas e gráficos, o Strava aprofunda os detalhes de como, quando e onde as pessoas estão a usar o aplicativo. Pode aceder a essas tabelas e gráficos aqui .
1,8 billions não são 1,8 biliões (1.800.000.000) mas sim 1.800 milhões (1.800.000).
Obrigado pela correção.