A polaca Anna Kielbasinska esteve em grande destaque na Czech Indoor Gala disputada ontem em Ostrava ao correr os 400 m em 51,10 s, recorde nacional e melhor marca mundial da época em pista coberta.
Foi um meeting com boas marcas pois foram batidos cinco recordes. No salto em comprimento, o sueco Thobias Montler venceu em 8,21 m, a apenas cinco centímetros da liderança mundial estabelecida pelo suíço Simon Ehammer em Aubiere no sábado.
Outro recorde do meeting foi estabelecido por Iryna Zhuk, que ultrapassou 4,71 m na sua primeira tentativa no salto com vara, falhando depois os 4,76 que lhe dariam a liderança mundial.
A medalhada europeia de prata em pista coberta, Tina Sutej, que detinha o anterior recorde do meeting com 4,70 m, ficou em segundo lugar com 4,61 m, com a ex-campeã mundial, a cubana Yarisley Silva a ser terceira com 4,51 m.
O britânico Elliot Giles venceu os 1500 m em 3.35,96, outro recorde do meeting, ficando a menos de meio segundo da liderança mundial, do também britânico Josh Kerr em 3.35,48.
Atrás de Giles, houve nada menos que três recordes nacionais em pista coberta: o belga Ismael Debjani foi segundo com 3.36,38; o lituano Simas Bertasius foi quarto com 3.38,32 e o bielorrusso Ilya Karnavukhau foi quinto com 3.38,47.
Antes do meeting do DNA International em Glasgow no sábado, a irlandesa Molly Scott surpreendeu ao vencer os 60 metros em 7,25 s, derrotando a campeã europeia de pista coberta, a suíça Del Ponte por um centésimo.
A Organização do meeting aproveitou para celebrar o feito de Helena Fibingerova que há 45 anos, estabeleceu o recorde mundial do lançamento do peso em pista coberta com 22,50 m, em Jablonec. Para marcar a ocasião, ela recebeu um presente em forma de uma bola de chocolate de quatro quilos.
“Estou feliz por estarmos comemorando este aniversário em Ostrava, onde treinei e agora há uma bela arena. Todos os anos, os organizadores mostram que podem organizar grandes meetings aqui e estou feliz com isso”, disse ela.