A Federação acaba de divulgar uma lista provisória de atletas selecionados para o Europeu de Torun, a realizar de 3 a 5 de março, na qual constam 15 nomes e mais três em aberto. Dos 16 que confirmaram este ano as marcas de referência pedidas pela FPA, há só uma dúvida, uma vez que Ancuiam Lopes se lesionou. E há duas atletas que não confirmaram essas marcas mas competirão amanhã em meetings no estrangeiro: Patrícia Mamona (tal como Carlos Nascimento), em Madrid; e Evelise Veiga (além de Cátia Azevedo), em Belgrado. Mas enquanto Patrícia Mamona, embora aquém dos solicitados 14,30 no triplo, é a 6ª europeia deste ano, com 14,03, Evelise Veiga, que tem mínimo no triplo, com os 14,32 de há dois anos, não mais se aproximou dessa marca e tentará agora o comprimento, prova na qual já conseguiu esta época 6,41, ainda longe dos 6,80 solicitados. Os mínimos dos concursos são bem mais exigentes que os das corridas…
Certos no Europeu estão os seguintes 15 atletas, dos quais sete do Benfica e seis do Sporting:
Masculinos (9): 60 m – Carlos Nascimento SCP; 400 m – Ricardo Santos SLB e Mauro Pereira CPTSC; 1500 m – Isaac Nader SLB (também nos 3000 m), Nuno Pereira SCP e José Carlos Pinto SLB; 3000 m – Samuel Barata SLB; triplo – Pedro Pichardo SLB; peso – Francisco Belo SLB.
Femininos (6): 60 m – Rosalina Santos SCP e Lorène Bazolo SCP; 400 m – Cátia Azevedo SCP; 1500 m – Marta Pen SLB; 3000 m – Mariana Machado SCB; peso – Auriol Dogmo SCP.
Pedro Pichardo e Auriol Dogmo, que lideram – e por boas margens – os rankings europeus das suas provas, são as duas grandes esperanças nacionais para medalhas… de ouro.