Na última reunião do Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem (WADA), um dos assuntos abordados foi as agências nacionais de doping que não estão a cumprir o Código Mundial Antidopagem.
Seis Organizações Nacionais Antidopagem (NADOs) foram declaradas não conformes, mais duas Federações Internacionais (IFs).
A Federação Internacional de Basquetebol de Surdos, a Organização Nacional Antidopagem da Comunidade Alemã da Bélgica, a Federação Internacional de Desportos Gira e as NADOs de Montenegro, Romênia e Tailândia foram todos confirmados pelo Comité Executivo como não conformes por não implementarem totalmente a versão 2021 do Código nas suas estruturas jurídicas.
As NADOs da Coreia do Norte e da Indonésia foram declaradas não conformes por não estarem em conformidade com o Código nos seus programas antidoping.
A outras 10 NADOs foi concedido um período de quatro meses para corrigir e implementar propostas submetidas à WADA para retificar quaisquer não conformidades com o Código, ou serem confrontadas com um aviso de não conformidade.
As NADOs afetadas incluem as outras três da Bélgica, representando as comunidades flamenga, francesa e de Bruxelas. As NADOs da Espanha, Holanda, Portugal, Irão, Uzbequistão, Grécia e Letônia também foram avisados para colocar as suas agências de acordo com a lei, antes de 14 de Janeiro.
“Um pilar central da missão da WADA é monitorar as atividades dos signatários do Código para garantir que permaneçam em conformidade”, disse Olivier Niggli, diretor geral da WADA.