Caldas da Rainha volta a receber a Seleção Nacional Sub-19 de Pentatlo Moderno para o Campeonato da Europa, entre 29 de agosto e 3 de setembro.
A Seleção Portuguesa de Pentatlo Moderno regressa este fim de semana às Caldas da Rainha para iniciar o estágio de preparação para o Campeonato Europeu de Pentatlo Moderno no escalão de Sub-19, depois de manter intactos os objetivos traçados para a participação dos atletas nacionais nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.
No passado fim-de-semana, os portugueses registaram resultados bastante promissores na qualificativa Europeia sub-19.
Em masculinos Hugo Morais (ECCPM Caldas da Rainha) foi o melhor português com um oitavo lugar entre 37 atletas de 16 países, seguido por Vasco Coelho (AONDA Azeitão), em 15º, por Eduardo Oliveira (ADBA Leiria) em 28º e por Ricardo Febra (ADBA Leiria), em 35º.
Em femininos, Margarida Cardoso (AONDA Azeitão) foi a melhor portuguesa ao concluir a prova em 24º lugar. Juliana Guerreiro (PCC Covilhã), foi 30ª, Carlota Rezendes (ECCPM Caldas da Rainha), 31ª e Raquel Cardoso (PMP Pataias) 32ª.
A Qualificativa Europeia de Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude apurou diretamente os três primeiros classificados de cada prova.
O processo pela qualificação para os JO da Juventude vai agora continuar em 2018, com o apuramento direto de mais seis atletas por género no Campeonato do Mundo (que se disputará em Portugal, em Abril, na cidade de Mafra) e, por fim, após a atribuição dos lugares nas restantes qualificativas continentais e de wildcards, as últimas seis vagas serão atribuídas aos atletas melhor colocados no ranking mundial que não tenham sido ainda apurados por uma das vias anteriores.
A cota de atletas para os Jogos Olímpicos da Juventude é de apenas 24 atletas por género e apenas um atleta por país pode ser qualificado, em cada género.