Brett Clothier, presidente da Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), acredita que o órgão tem sido um exemplo bem-sucedido devido à independência seguida na sua atividade.
A AIU foi criada em 2017 e é responsável pela gestão de todos os aspetos do programa antidopagem para atletas de nível internacional e pessoal de apoio, bem como pela gestão de todos os outros programas relacionados à integridade.
A AIU foi recentemente descrita pelo presidente do World Athletics, Sebastian Coe, como “uma das suas realizações de maior orgulho”.
Clothier disse que a criação da AIU ocorreu após o escândalo que envolveu a gestão da IAAF, atual World Ahletics, pelo então presidente Lamine Diack. Ele disse que o financiamento recebido da World Athletics e outros contribuintes de todo o desporto, incluindo grandes eventos de corridas de estrada, tem ajudado a AIU a lidar com casos de alto perfil.
“Achamos que foi um exemplo realmente bem-sucedido de reforma da governação”, disse Clothier.
“Não é perfeito de forma alguma, é difícil imaginar como algo pode ser perfeitamente independente porque é preciso haver responsabilidade e financiamento adequado para fazer o trabalho. Acreditamos que, o que conseguimos fazer até agora – e há um longo caminho a percorrer – somos capazes de operar de forma verdadeiramente independente, sem medo ou favorecimento”.
“Temos um nível de financiamento muito decente dos nossos contribuintes, não faz sentido sermos independentes se não tivermos o financiamento para fazer um bom trabalho”.
“Conseguimos mudar o jogo de algumas formas para o desporto, descobrindo muitos casos, mas não apenas os casos de nível inferior. Cerca de 33% dos nossos casos envolvem medalhados olímpicos ou campeões mundiais. Devido à independência, fomos capazes de conduzir investigações de alto nível com relação a conduta imprópria grave.”
Clothier acrescentou que a independência do World Athletics permitiu à AIU que não se envolvesse nas ramificações políticas dos casos. Ele destacou a sanção de alto nível aos principais funcionários da Federação Russa de Atletismo, que foram implicados no encobrimento de um delito de doping.
Clothier disse ainda que o modelo da Unidade de Integridade permitiu ao atletismo melhorar a sua credibilidade, com o biatlo, cricket e ténis, entre outras modalidades, implementando versões semelhantes.