O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já comentou a suspensão da sprinter Sha’Carri Richardson pelo uso de marijuana, afirmando que “regras são regras”.
A Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) confirmou a suspensão de Richardson na sexta-feira, depois da atleta ter acusado marijuana nas seletivas olímpicas disputadas em Junho.
A marijuana está na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem (WADA). A USADA disse que reduziu a habitual suspensão de três meses para um mês porque Richardson usou a substância proibida fora da competição e ela completou com sucesso um programa de aconselhamento.
Numa entrevista à NBC, Richardson disse que havia consumido a marijuana depois de ter sabido da morte da sua mãe biológica antes de competir nas seletivas. “Quero assumir a responsabilidade pelas minhas ações, sei o que fiz e o que não devo fazer”, acrescentou.
Ela também insistiu que nunca havia recorrido ao doping para melhorar o seu desempenho, acrescentando: “Tudo o que eu faço, vem naturalmente. Nunca haverá um esteroide associado ao nome Sha’Carri Richardson. Era marijuana. Não me julgue porque eu sou humana. ”
Quando questionada sobre a possibilidade de competir na estafeta 4×100 m, Richardson disse: “Estou apenas a colocar todo o meu tempo e energia para cuidar de mim mesma. Se for permitido competir, agradeço, mas vou-me concentrar em mim mesma. Para os meus fãs, família e amigos, peço desculpa. Eu sei que represento uma comunidade que mostra muito amor e eu falhei convosco. ”
Biden disse no sábado que estava “muito orgulhoso pela maneira como ela respondeu”.