A World Athletics vai ter instalações no hotel dos atletas para oferecer cuidados mentais aos atletas que estarão presentes no Mundial de Tóquio, que começa em 13 de setembro. A medida faz parte de um esforço mais amplo da World Athletics para apoiar a saúde mental dos atletas, e será a primeira vez que um espaço de apoio à saúde mental será dado num Campeonato Mundial de Atletismo.
O CEO da World Athletics, John Ridgeon, revelou os planos numa entrevista à Kyodo News. No mundo do desporto, tem havido um aumento de casos com atletas a sofrerem de problemas mentais devido à pressão extrema. “Grandes competições podem ser altamente stressantes para os atletas, e o nosso objetivo é ajudá-los a lidar com esse stresse”, comentou Ridgeon.
O plano prevê a disponibilização de dois quartos no hotel oficial dos atletas. Um, será um espaço tranquilo, onde os atletas poderão encontrar tranquilidade, e o outro, um quarto onde poderão vivenciar a cultura tradicional japonesa e revigorar-se. Ridgeon indicou que especialistas em saúde mental também estarão disponíveis para dar aconselhamento direto e que estão a ser preparados panfletos sobre o papel do sono e da nutrição adequados na saúde mental.
Grandes competições internacionais, como os JO de Paris do ano passado e o Campeonato Mundial de Patinagem Artística deste ano, já apresentaram este tipo de espaço de cuidado mental.