A prisão de Utah, em Salt Lake City, foi o palco da disputa de uma meia maratona que reuniu 45 presos que deram 39 voltas ao redor do pátio da prisão. A prova representou um marco importante nas suas jornadas individuais de recuperação e transformação das suas vidas. A imprensa local foi convidada a cobrir o evento.
Inspirado na maratona da prisão de San Quentin
Inspirado pelo documentário 26.6 To Life , lançado em 2023 e que acompanha a maratona da prisão de San Quentin, o preso Casey Vanderheuf apresentou a ideia ao Departamento Correcional de Utah como um método para recuperação e após o vício e o abuso de drogas. O clube de corrida “Fit From Within” foi criado, com o objetivo de melhorar a saúde física e mental dos presos, correndo 1.600 km por ano, e assumiu a gestão da meia maratona; o clube agora conta com 70 participantes.
Descobrindo o amor pela corrida
Na meia maratona, Vanderheuf, cuja trajetória na corrida começou na prisão e que contribuiu substancialmente para a sua recuperação, conquistou a vitória, superando a sua meta de 1h40m ao terminar a prova em 1h37m. Ele procura agora classificar-se para a Maratona de Boston de 2026. “Quando comecei a correr, não conseguia lembrar-me de nada, mas comecei a sentir-me melhor”, disse Venderheuf à imprensa. “É ótimo voltar à vida.” O preso e fundador do clube de corrida vai ficar brevemente em liberdade condicional.
O preso Jaime Salinas também teve um gesto simples, mas comovente, correndo enquanto empurrava o colega Howard Nelson numa cadeira de rodas. Funcionários e voluntários correram ao lado dos presos nalguns troços da prova; até mesmo os presos que não estavam a correr, saíram para apoiar. Segundo os organizadores, correr no clube é um privilégio concedido por bom comportamento; Ellie Madenberg, terapeuta recreativa do Departamento de Correções, observou “sinais de redução da depressão e da ansiedade nos questionários preenchidos pelos corredores, antes e depois de uma corrida”.
Os presos começaram a treinar para a meia maratona em novembro passado. O clube de corrida realizou a sua primeira prova de uma milha em janeiro, realizando desde então, corridas mensais. Os participantes preparam-se agora para uma maratona, marcada para novembro.