Disputou-se no passado domingo uma das provas mais emblemáticas da Irlanda, a Great Ireland Run no Phoenix Park de Dublin.
A prova com a extensão de 10 km serviu como campeonato nacional e reuniu mais de dois mil atletas.
Mas nem tudo correu bem pois foi descoberto que um erro no percurso que levou a encurtar a distância em 1,5 km. Sem o saberem, muitos atletas pensaram ter batido largamente os seus recordes pessoais ao cortarem a meta. Descoberto o erro, a Federação de Atletismo da Irlanda emitiu um comunicado a pedir desculpa.
“A Athletics Ireland e o organizador do evento, Dublin City Harriers, pedem desculpas a todos os participantes pelas circunstâncias imprevistas que levaram a Great Ireland Run de hoje (incorporando o campeonato nacional de 10 km) a ser inferior à distância especificada.
A Athletics Ireland continuará a envolver-se com os organizadores da prova sobre o assunto e atualizará os participantes do Campeonato Nacional de 10 km quando estiverem disponíveis mais informações.”
Segundo parece, a confusão entre os atletas e os juízes terá ocorrido aos 3 km, o que fez com que os atletas fossem enviados na direção errada, saltando 1,5 km. Para piorar a situação, o desvio enviou os atletas para uma subida íngreme.
Para muitos participantes, os resultados da prova trouxeram grande alegria, pois viram os melhores tempos pessoais serem batidos. Depois de descoberta a falha, muitos corredores foram ao Twitter para expressar a sua deceção.
Também em Portugal já aconteceram provas com problemas semelhantes, felizmente em número raro.