O Qatar está interessado em receber os Jogos Olímpicos de 2032, apesar do Comité Olímpico Internacional dar preferência à cidade australiana de Brisbane. Esta preferência pareceu surpreender outros candidatos esperados, incluindo a capital do Qatar, Doha, e ainda Budapeste.
O Comité Olímpico do Qatar já”reiterou o seu compromisso total em manter um diálogo contínuo” com um painel nomeado pelo COI, que pode ter conversas contínuas – e até mesmo abordar – prováveis candidatos para quaisquer Jogos futuros.
‘Perfeitamente posicionado’
Doha já se inscreveu para entrar em duas candidaturas anteriores dos Jogos Olímpicos, mas não chegou a avançar para ser aceite na lista de candidatos do COI.
Um fator que pesa contra o Qatar é o calor escaldante no período de Julho-Agosto, preferido pelo COI para realizar os Jogos Olímpicos. Doha recebeu o último Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 no final de Setembro até início de Outubro. “Ouvimos e aprendemos com as nossas duas propostas anteriores e acreditamos humildemente que estamos agora perfeitamente posicionados para entregar uma edição dos Jogos de baixo risco, sustentável e de classe mundial”, disse o líder olímpico do Qatar, xeque Joaan bin Hamad bin Khalifa Al-Thani num comunicado.