O jornalista Matias Camenforte fez um interessante estudo sobre os países que detêm um maior número de recordes mundiais.
Nos últimos anos, temos testemunhado um grande número de recordes mundiais no atletismo. Seja pela incorporação de novas tecnologias no calçado, pela evolução dos métodos de treino ou pelo maior conhecimento sobre nutrição desportiva, os recordes estão a cair cada vez mais rápido.
Até ao momento, em 2024, foram estabelecidos nada menos que 13 recordes mundiais do atletismo, e no ano passado foram 19, contando apenas as provas oficiais da World Athletics na categoria absoluto.
Então, quais são os países com mais registos no mundo? Levando em consideração a lista oficial oferecida pela World Atletics, fizemos uma contagem de quantos recordes possui cada país, que detalhamos a seguir.
O país com maior número de recordes mundiais são os Estados Unidos com um total de 27. Os norte-americanos têm 10 recordes femininos, 16 recordes masculinos e um na estafeta mista.
Em segundo lugar na lista está o Quénia com 20 recordes, seguido de perto pela Etiópia com 18. Os dois países africanos destacam-se sobretudo nas provas de fundo, com recordes em quase todas as distâncias que vão dos 3.000 metros à maratona.
Em quarto lugar está a Rússia com 8, seguida pela extinta União Soviética com 6 e a Jamaica com 5.
Mais abaixo no ranking, estão seis países com três recordes, quatro países com dois e vinte países com um recorde cada. A Espanha entra neste último grupo, graças ao recorde mundial de Maria Pérez nos 35 km marcha (2h37m15s).
Países com recordes mundiais no atletismo (até 24/05)
- Estados Unidos: 27
- Quénia: 20
- Etiópia: 18
- Rússia: 8
- URSS: 6
- Jamaica: 5
- China, Países Baixos, República Democrática Alemã: 4
- França, Lituânia, Noruega, Reino Unido, Suécia, Uganda: 3
- Bahamas, Canadá, Marrocos, República Checa: 2
- Bahrein, Bélgica, Bulgária, Burundi, Checoslováquia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Itália, Japão, México, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Polónia, Roménia, África do Sul, Venezuela e Djibuti: 1
Esta classificação inclui apenas os recordes mundiais aprovados pela World Athletics na categoria absoluto.