Estefanía Unzu Ripoll, de 38 anos, sagrou-se no passado fim de semana, campeã espanhola dos 100 km em 7h59m30s.
Influenciada pelos seus pais também eles desportistas, sempre praticou desporto. Mas depois, quando foi dando à luz os seus oito filhos, deixou a atividade desportiva. Acabou por regressar às corridas com a pandemia e no ano passado, fez um grande desafio a si própria: completar uma maratona por mês. Acabou por fazer 13 e agora, correu pela primeira vez a distância de 100 quilómetros, sendo a 11ª da geral e a primeira mulher a cortar a meta.
Estefania é uma influenciadora conhecida. Nas redes sociais, é conhecida pelo nome de ‘Verdeliss’. Tem quase milhão e meio de seguidores e na sua biografia, define-se como “mãe, estilo de vida e corredora”. Ela é CEO de uma empresa de cosméticos e o seu recorde à maratona é de 2h57m. Ganhou também fama por ter participado no reality show ‘Big Brother VIP’.
O apoio do marido é o maior segredo do sucesso desta recente campeã espanhola. Ela consegue combinar o treino intenso com as atividades escolares e extracurriculares dos filhos. E em casa, estão todos ligados ao desporto. Um é instrutor, outros fazem ginástica rítmica e os restantes, jogam futebol.
Mas não é fácil. Eis o seu relato: “Muita gente diz que temos ama, mas nada disso. Supondo que tê-la, retira o mérito a ser campeã de Espanha de 100 km, levo uma vida o mais normal e comum. Chega o jantar e tenho que preparar quatro jantares, quatro banhos, tenho reunião na escola e médico quase ao mesmo tempo, fazer as compras…
No final, as crianças adquirem, como são muitos, uma autonomia mais cedo. Entre eles, têm muitos sentimentos de cooperativismo, mas a função de fazer de pais é nossa; eles são crianças. Também vou às vezes com água até ao pescoço, mas crio o meu tempo e estabeleço as minhas ordens e as minhas prioridades. Já tive muitas noites de adormecer muito tarde ou de acordar muito cedo para treinar, há uma questão de sacrifício porque para mim, fazer desporto é uma prioridade”.