O Quénia já revelou a sua intenção em se candidatar ao Mundial de 2029, depois de ter falhado a sua candidatura de 2025. O anúncio foi feito pelo Ministro dos Desportos,
Abadu Namwamba, confirmando o interesse em o seu país ser a primeira nação africana a receber o evento.O anúncio de Namwamba ocorreu durante a visita do presidente da World Athletics, Sebastian Coe, à capital do Quénia, Nairobi.
O país foi um dos quatro candidatos ao Mundial de Atletismo de 2025, com Tóquio a garantir o evento, em julho do ano passado. Segundo Coe, o estádio indicado para a disputa do Mundial, foi uma razão forte para o Quénia perder para Tóquio.
O estádio tinha recebido o Mundial Sub-20 de Atletismo de 2020 e o Kip Keino Classic, um meeting gold do World Athletics Continental Tour.
“Havia desafios em redor do estádio que precisariam de uma grande reforma e essa foi a preocupação expressa pelo Conselho (World Athletics) sobre o prazo e a quantidade de recursos que seriam necessários para fazer isso”, disse Coe em Julho.
“Falei com a Associação de Atletismo do Quénia e eles sabem que estou totalmente comprometido em ajudá-los ou a qualquer outro país africano a organizar um Campeonato Mundial num futuro próximo.”