Detentora do recorde mundial da meia maratona, Peres Chepchirchir, tem um sonho olímpico por concretizar, a presença nos próximos Jogos em Tóquio.
A queniana, de 27 anos, bateu o seu próprio recorde mundial na meia maratona, ao vencer o Mundial da Meia Maratona de 2020 em Gdynia, no tempo de 1h05m16s. Chepchirchir terminou depois o ano com a vitória na Maratona de Valência em 2h17m16s, quinta melhor marca de sempre.
“Tive um ano de muito sucesso em 2020, apesar de todos os desafios trazidos pela pandemia do COVID-19, estou feliz por ter conseguido competir. O meu desejo do Ano Novo é ver se a Federação do Quénia pode considerar o meu desempenho e fazer uma alteração sobre a equipa da maratona nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, incluindo-me na equipa “, disse Chepchirir. “Adorarei competir nos Jogos Olímpicos, tal tornar-me-á realmente uma corredora completa”, acrescentou ela.
No início de 2020, a federação queniana nomeou Brigid Kosgei, recordista mundial de maratona, Ruth Chepngetich, campeã mundial da maratona e Vivian Cheruiyot, medalha de ouro olímpica nos 5.000 m em 2016.
Foram escolhidas como suplentes, Valary Aiyabei, vencedora da Maratona de Frankfurt de 2019 e Sally Chepyego, medalhada de bronze do Mundial da Meia Maratona de 2014.
Paul Mutwii, vice-presidente da federação queniana e diretor de competições, disse que a federação irá fazer alguns ajustes na equipa da maratona a fim de enviar uma seleção forte para os Jogos, que estão programados para 23 de Julho a 8 de Agosto. “Definitivamente, haverá algumas mudanças no elenco da maratona, dependendo da forma atual dos atletas. Na verdade, nas próximas semanas, irei presidir ao Comité Técnico que determinará quem será convocado para a equipa e, seguidamente, farei o anúncio”, disse Mutwii disse na passada quarta-feira.
Em masculinos, estão selecionados por agora, Eliud Kipchoge, recordista mundial da maratona, Lawrence Cherono, duas vezes vencedor da Maratona de Amsterdão e que também venceu em Boston e Chicago em 2019, e Amos Kipruto, medalhado de bronze no Mundial e que tem como recorde pessoal, 2h05m43s. Como suplentes, foram nomeados Titus Ekiru, duas vezes vencedor da Maratona de Honolulu e Bedan Karoki.