O maratonista queniano Mark Kiptoo, de 48 anos, continua a apresentar marcas de grande valia. Na Maratona de Zurique disputada no domingo, Kiptoo conquistou a sua terceira vitória consecutiva, registando 2h09m16s, marca extraordinária para a sua idade.
Este, foi também o seu segundo melhor tempo no percurso, atrás apenas do seu recorde mundial do escalão +M45 com 2h09m12s. Embora não seja o recorde do seu escalão por escassos quatro segundos, foi a maratona mais rápida já alcançada por um atleta de 48 anos.
Kiptoo tinha 46 anos quando bateu o anterior recorde anterior do escalão +M45 que pertencia desde 2020 ao norte-americano Bernard Lagat com 2h14m23s.
Ao contrário de muitos atletas quenianos, que começam a correr muito jovens, Kiptoo só começou a correr quando já estava na casa dos 20 e poucos anos, quando servia nas Forças Armadas do Quénia. Foi somente aos 31 anos que Kiptoo competiu pela primeira vez internacionalmente pelo seu país.
Kiptoo, apelidado de “A Maravilha Eterna”, tem um recorde pessoal na maratona de 2h06m00s, marca obtida em 2015 em Eindhoven. Mas registou tempos abaixo das 2h10m em três dos últimos quatro anos.