Wesley Kipchumba Korir, vencedor da maratona de Boston em 2012 e duplo vencedor da Maratona de Los Angeles, pediu o encerramento de alguns centros de treino para evitar a vulnerabilidade e exposição indesejada das atletas juniores.
Segundo Korir, que é agora o principal secretário administrativo do Ministério do Desporto, os organizadores e patrocinadores devem apoiar iniciativas para capacitar as jovens atletas do país.
Em relação à vulnerabilidade das jovens atletas, Korir disse que está a trabalhar com todas as partes interessadas nas várias modalidades para que as jovens permaneçam na escola, de forma a garantir que nenhuma menina fique fora da escola.
“Nós queremo-as na escola até que terminem o ensino médio, quando estiverem maduras o suficiente para tomar a sua decisão independente. Nenhuma júnior terá permissão para competir em campeonatos juniores, a menos que esteja numa escola. Portanto, devem ser fechados todos os centros de treino juvenis fora das escolas”, disse ele.
“Todos os centros de treino não devem ter juniores. Todos os juniores devem estar nas escolas, treinando na escola e vamos estabelecer centros de excelência nas escolas de ensino médio para que as nossas meninas permaneçam na escola, à medida que progridem para o nível sénior de aprendizagem.”