São inúmeros os atletas de alta competição que não cuidam minimamente do seu futuro e ficam numa situação muito difícil quando abandonam a competição.
O ex-campeão olímpico dos 800 m em Pequim, Wilfred Bungei, de 43 anos, falou sobre como o medo da pobreza após a sua retirada, o levou a regressar à escola.
Ao contrário de muitos atletas que optam por não continuar os estudos depois de terem ganho uma boa quantia monetária quando corriam, Wilfred Bungei quis aprender mais sobre investimentos, pois sabia que a vida após a retirada seria diferente.
Numa entrevista televisiva, o também ex-campeão mundial dos 800 m de pista coberta em Moscovo 2006, observou que a educação o ajudou a viajar por diversos países e a oferecer conselhos aos jovens e também a investir o dinheiro ganho de forma inteligente.
“A educação foi muito importante porque com ela, você vai saber como investir. Ouvimos falar desta grande história do atletismo e sei que a maioria dos seus telespectadores já ouviu falar dela.
Há uma história de um atleta que passou da miséria à riqueza e depois à miséria novamente… a falta de educação e a falta de como investir o dinheiro, causaram isso entre muitos atletas. Eu estava a pensar em como poderia continuar a minha vida logo após o atletismo, aos 30 anos.
“Vi que era importante prosseguir os meus estudos… neste momento, costumo visitar escolas e academias desportivas e dizer aos desportistas que a educação será muito importante depois da retirada. A educação ajudou-me a alcançar a maioria das coisas na minha vida”, disse Bungei durante a entrevista.
O ex-atleta também motivou jovens e futuros atletas a investirem o seu tempo na educação para facilitar a transição para a retirada da competição. Acrescentou que, no entanto, neste momento, muitos estão com os olhos abertos e estão a regressar à escola.