Os quenianos nas redes sociais atacaram mais uma vez, o ex-recordista mundial da maratona Eliud Kipchoge, depois de ele ter estado ausente no funeral de Kelvin Kiptum.
As tensões entre Kipchoge e o falecido Kiptum começaram quando Kipchoge não deu os parabéns ao novo recordista mundial da Maratona em Chicago, no ano passado. Kiptum marcou 2h00m35s, menos 34 segundos que o anterior recorde mundial de Kipchoge.
Os quenianos criticaram então Kipchoge, questionando-o por não ter elogiado Kiptum pelo seu recorde. Após o falecimento de Kiptum, Kipchoge divulgou um comunicado em sua homenagem mas os quenianos nas redes sociais não ficaram satisfeitos.
O último ataque ocorreu após a ausência de Kipchoge durante as cerimónias funebres de Kiptum, realizadas no local de exposições de Chepkorio.
Atletas atletas de topo, incluindo a recordista mundial Faith Kipyegon, o campeão mundial do dardo de 2015, Julius Yego, e o bicampeão mundial dos 3.000 m obstáculos, Conseslus Kipruto, estiveram presentes no evento.
Um usuário, Boniface Mwangi, comentou no X (Twitter) dizendo: “Se eu fosse Eliud Kipchoge, faria uma ‘corrida para perder’ em homenagem a Kelvin Kiptum”.
Lawrence Kitema perguntou: “Espere, Eliud Kipchoge faltou ao enterro de Kelvin Kiptum. Ainda não o vi”.
Warui John também adicionou outro post no X dizendo: “Acho que é Eliud Kipchoge quem está a fazer os quenianos atacá-lo, ele devia-se ter juntado aos enlutados na jornada final deste Kiptum…”
Outro usuário no X postou uma foto com a legenda: “Onde está Eliud Kipchoge? Onde está Kipchoge?” Dan Nyagah, outro usuário, perguntou: “Eliud Kipchoge, onde está você, meu irmão?”
Ele acrescentou outro comentário dizendo: “Eliud Kipchoge está completamente desaparecido no enterro de Kelvin Kiptum. Porquê agora? Achei que ele deveria ser o líder dos outros atletas no luto pelo seu companheiro campeão de maratona”.