A World Athletics anunciou a ratificação oficial dos recordes mundiais da meia maratona por Kibiwott Kandie, dos 5 km por Beatrice Chepkoech e dos 1.500 m por Gudaf Tsegay.
Kibiwott Kandie bateu o recorde em Dezembro último em Valência com 57m32s, superando em 29 segundos o anterior recorde que pertencia a Geoffrey Kamworor.
O medalhado de prata do Mundial da Meia Maratona acredita que a ratificação do seu recorde é um presságio do que está para vir. “Estou muito feliz com a ratificação. Este é um bom começo para um ano que teve muitos desafios e estarei ansioso por outro grande ano ”, disse Kandie.
Beatrice Chepkoech disse que a ratificação do seu recorde vai motivá-la ainda mais. “Estou muito feliz e quero agradecer a todos os que me apoiaram na minha carreira. Quero fazer melhor na restante época, com o meu grande alvo a ser os Jogos Olímpicos. Quero deixar uma marca em Tóquio”, disse Chepkoech.
A detentora do recorde mundial dos 3.000m obstáculos bateu o recorde mundial em corrida mista dos 5 km estrada em Fevereiro, no Mónaco, com 14m43s. O anterior recorde mundial pertencia à sua compatriota Caroline Kipkirui com 14m48s, desde 2018.
Em 9 de fevereiro, a etíope Gudaf Tsegay bateu o recorde mundial dos 1.500 m em pista coberta com 3.53,09, recorde que pertencia à sua compatriota Genzeb Dibaba com 3.55,17.
“Tenho treinado muito e propus-me bater o recorde mundial indoor. Eu tinha este recorde na minha mente há muito tempo, talvez seis ou sete anos”, disse Tsegay.