O recorde mundial dos 400 m em pista coberta obtido recentemente pelo canadiano Christopher Morales Williams com 44,49 não vai ser ratificado, de acordo com a Associação de Treinadores de Atletismo e Corta-Mato dos Estados Unidos. A razão prende-se com um problema com os blocos de partida.
O recorde mantém-se assim na posse de Kerron Clement com 44,57 desde 2005. Esta é a segunda vez que o recorde mundial de Clement é batido mas não ratificado! Em 2018, Michael Norman correu os 400 m em 44,52 mas não foi ratificado porque a pista onde o recorde foi estabelecido não atendia a certos requisitos especificados pela World Athletics. Esses requisitos incluem normalmente, fatores como superfície da pista, dimensões da pista e outras condições ambientais para garantir justiça e comparabilidade entre as diferentes instalações.
No caso de Morales Williams, os juízes tinham de garantir que os blocos de partida nos 400 m estivessem devidamente alinhados com a curvatura da pista inclinada. Neste caso, foi determinado que os blocos iniciais não estavam corretamente alinhados e, portanto, o recorde não pôde ser ratificado.